2 de agosto de 2010

Arte picareta

Como dizia meu grande professor Nelson Leirner "Arte é a profissão que tem mais picaretas".. Afinal, quem pode dizer o que é ou não Arte... ???
Fazer uma caveira incrustrada de diamantes e vender (por US 100 milhões) como obra de arte é uma ideia com certeza de sucesso, mas quem pensou nisso primeiro foi o Damien Hirst e não eu ou você... Não tem discussão se é bom ou não. Ele leiloou pessoalmente seus trabalhos e embolsou US$ 198 milhões. Isso é arte.
Como também não tem discussão se virar quadros famosos copiar e expor seus versos é arte. Quem pensou primeiro e fez isso com obras de Tarsila e Picasso foi o Vik Muniz que ficou famoso com umas reproduções da Mona Lisa com geléia e agora faz até abertura de novela.. Parabéns pra ele que conseguiu por sua arte no mercado mundial..
Talvez os Gêmeos não merececem estar no mesmo post mas não tem como deixar de fora os grafiteiros que agora só fazem galeria.. E não é tanto por culpa deles pois pintar na rua e ter os muros arrebentados pra roubar as obras não é pra qualquer um.. Eles pintam bem mesmo.. Obras que estão sendo vendidas por R$ 40 mil em média.. (foi o que ouvi dizer..).. É uma picaretagem diferente..eles são muito bons ilustradores e seria ótimo ter grafiteiros desse nível nas ruas, mas transpor o que podia estar nos muros pra virar arte interna acaba funcionando como decoração. O que é muito bom pra eles que agora viajam o mundo fazendo grafites muito bem pagos.
Aí que tá.. acabo tendo que gostar deles porque eles merecem.. São os picaretas que deram certo.
Eu também quero ser picareta..

Nenhum comentário: