2 de dezembro de 2011

Museé du Louvre

Se você for ao Museu do Louvre hoje ou no ano que vem, vai ver a mesma cena:

Todo o mundo está lá só pra ver a Monalisa.. La Gioconda tem o poder de fazer cada um daqueles turistas pagarem 14 euros pra vê-la de perto..Não tão de perto, é verdade, mas tem uma certa sensação em ficar próximo do maior ícone da arte..
Imagine a quantidade de dinheiro gerada por um quadro. Gerações e gerações de famílias inteiras empregadas e vivendo desse dinheiro
É o caminho pra ver a Gioconda que é mais concorrido. Os corredores italianos ficam cheios.
Os franceses vazios..
Quem vê o resto do museu são os turistas apressados e os estudantes de arte.
E tem tanta coisa que vc pode passar uns três dias lá..

Esse quadro é um dos mais antigos que existem.. Ainda antes da perspectiva.. cerca de 1300. Não lembro de quem é, talvez eu tenha anotado, mas o fato é que ver essas pinturas importam mais pela idade e carga histórica. Não tem nada de novo..é o que tem nos livros de arte e isso que é legal.. Ver ao vivo bem de perto..
 

A placa indica o caminho para as pinturas italianas e já mostra o que vc tá procurando: a Mona


O segurança me avisou que eu não podia tirar foto das pessoas tirando foto da Mona, mas eu não liguei. Essa é a parte mais legal.. Foto do quadro eu pego no google..
Me processa..


Ó o que eu falei dos corredores dos pintores franceses.. Ficam vazios.. Um ou outro turista, estudantes anotando e gente que vai pra descansar do tumulto.. E tem cada quadro inacreditável..
jacques louis david..
delacroix..
delaroche..
Foda..
Incrível como eles tinham domínio..Altamente especializados..


O corredor dos pintores italianos.. Fica cheio porque é o caminho pra Mona, mas tem quadros de tirar o fôlego..
raphael..
veronese..
Esses caras são tão famosos que vc pode digitar só o primeiro nome no google e eles aparecem em primeiro..
Não tem dúvida que a arte é uma das coisas mais importantes da vida..
Ou vc conhece outro Raphael que apareça na lista ?



Nenhum comentário: